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11 julho, 2017

Meus Sprites de Game antigo



Em computação gráfica, um sprite (do latim spiritus, significando "duende", "fada") é um objeto gráfico bi ou tridimensional que se move numa tela sem deixar traços de sua passagem (como se fosse um "espírito").
Os sprites foram usados primeiramente como um método diminuto de animar  várias imagens agrupadas em jogos de computador bidimensionais, usando hardware. Com a melhoria da performance dos computadores, tornou-se desnecessário o método e o termo transferiu para referir-se especificamente às imagens bidimensionais que eram integradas numa determinada cena, isto é, figuras geradas por hardware ou software eram todas referenciadas como sprites. A medida que gráficos tridimensionais surgiram, o termo passou a descrever uma técnica elementar de simulação de imagens em 2D ou 3D que prescinde do uso de renderizações complexas.
Na época em que jogos em duas dimensões eram o máximo de que o hardware de um usuário padrão era capaz de exibir, todas as cenas de todos os jogos precisavam ser compostas através de diversas imagens bidimensionais posicionadas de tal modo que representavam o posicionamento específico de cada um dos elementos que compunham as cenas.

Conforme o tempo passou e as tecnologias disponíveis para produtores de jogos e jogadores foram avançando, as cenas começaram a ser representadas de maneiras mais avançadas, misturando, por exemplo, modelos tridimensionais complexos e imagens bidimensionais que eram aplicadas sobre objetos em três dimensões, ou que representavam elementos que dispensavam uma terceira dimensão.
Estes objetos exibidos em duas dimensões, que geralmente compõem elementos de fundo ou são sobrepostos em modelos tridimensionais, são chamados sprites. Sua principal função atualmente é economizar recursos ao tornar desnecessária a representação de objetos utilizando objetos complexos em três dimensões, porém também continua sendo essencial para a produção de jogos bidimensionais.
Uma  utilidade menos óbvia, é a de representar personagens bidimensionais em animações em flash ou webcomics. Existem maneiras de se retirar um conjunto de sprites de um determinado jogo, ou produzir seus próprios, e isso pode facilitar a produção de uma história animada que referencia ou parodia um game clássico da era dos jogos de duas dimensões.
Desenhei este personagem como experimentação. Não usei nenhum método de copiar ou colar imagens pré-existentes. Tudo à mão!  Foi um trabalho de anos. Tive que fazer Sprite por Sprite. Bom, deu certo (eu acho). Colorizei um por um no Computador!

Fontes: Wikipedia; www.tecmundo.com.br.

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