Total de visitantes

25 abril, 2018

O Megalossauro de William Buckland

A versão errônea que o teólogo William Buckland construiu do dinossauro em 1815. Ele, no meu ver, não teve culpa porque foi o primeiro exemplar de dinossauro descrito!

 O megalossauro (Megalosaurus bucklandii, do grego "lagarto grande" ou "grande réptil") foi um dinossauro terópode, carnívoro e bípede, que viveu durante o período Jurássico. Media de oito a nove metros de comprimento e pesava em torno de duas toneladas. Uma característica pouco comum desse dinossauro é o pescoço curto e muito forte, adaptado para sustentar sua enorme cabeça. Tinha uma mandíbula gigantesca e a força de um terrível predador. Possuía grandes e afiados dentes curvos, em forma de serra, e garras nas patas dianteiras para retalhar suas presas.Foi encontrado nas minas de ardósia de Stonesfield em Oxfordshire, na Inglaterra, em 1818.
 Em meados de 1676 foi encontrado na Inglaterra o primeiro osso fossilizado de dinossauro, entretanto na época ninguém tinha ideia de que se tratava de um animal pré-histórico. Consideraram então o osso como sendo de um homem gigante mencionado na Bíblia. Mais tarde, em 1815, William Buckland estudou fósseis descobertos na mesma região, mas o conhecimento já estava suficientemente maduro para entender que tais ossos pertenceram a um grande animal pré-histórico, batizado de Megalosaurus. Sobre o osso de 1676 nunca mais houve notícias, mas tudo indica que se tratava do fêmur de um megalossauro adulto. Sendo assim o megalossauro foi o primeiro dinossauro a ser descoberto, além de ter sido o primeiro dinossauro descrito cientificamente, no ano de 1824 pelo seu descobridor William Buckland.

William Buckland (Axminster, Devon, 12 de março de 178424 de agosto de 1856) foi um teólogo britânico que se tornou Deão de Westminster, geólogo e paleontólogo. Ele fez a primeira coleta e descrição completa de um dinossauro, nomeado megalossauro. Seu trabalho na caverna de Kirkdale comprovou um covil pré-histórico de hiena, pelo qual foi premiado com a Medalha Copley. Foi amplamente elogiado pelo exemplo de como a análise científica detalhada pode ser usada para entender a história geológica com a resconstrução de eventos do conceito Tempo Profundo.
Foi um pioneiro no uso de fezes e restos fossilizados, para os quais ele inseriu o termo coprólito, a fim de reconstruir antigos ecossistemas. Buckland foi o proponente da teoria Gap, que interpretava o acontecimento bíblico de Gênesis referindo-se a dois episódios da Criação separados por um período de duração. Essa teoria surgiu no final do século XVIII e começo do século XIX, como uma maneira de reconciliar os acontecimentos das Escrituras com as descobertas geológicas, que sugeriam a Terra muito antiga.
No começo de sua carreira, ele acreditou que tivesse encontrado evidência geológica do dilúvio bíblico, porém mais tarde se convenceu de que a Era do Gelo de Louis Agassiz proveu melhor explicação e desempenhou um importante papel na promoção da teoria na Grã-Bretanha. Foi laureado com a medalha Wollaston, concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1848.

Nenhum comentário:

Postar um comentário