Total de visitantes

09 outubro, 2018

Lagarto Mumificado (Lagartixa/Osga)



Gekkonidae (geconídeos) é uma família de répteis escamados, da subordem dos lagartos, que inclui os animais vulgarmente designados no Brasil por lagartixas, taruíras, osgas, gecos, catongas, bribas, bibas, sardaniscas ou sardanitas. Em Portugal, são normalmente denominados por osgas, enquanto os nomes lagartixa ou sardanisca denominam lagartos da família Lacertidae.
 O nome "Lagartixa" é proveniente do castelhano lagartija. "Osga" se originou do árabe usga. "Sardanisca" e "sardanita" originaram-se de sardão.
 A Lagartixa (ou osga) do desenho é a doméstica! As osgas-domésticas são animais noturnos e podem ser encontradas em casas de muitas cidades, Mas podem viver também em florestas.
Alimentação

As osgas-domésticas se alimentam de várias espécies de invertebrados, como baratas, carapanãs/mosquitos (inclusive o mosquito da dengue e da febre amarela), aranhas (como a arranha-marrom), formigas, cupins, mariposas, gafanhotos e grilos. Existem

Geralmente quando vivem dentro de uma casa, ficam muito tempo paradas perto de uma fonte de luz (lâmpada, p. ex.) procurando ver uma possível presa. Quando encontram uma possível presa, as osgas costumam se aproximar bem lentamente dela, dando uma rápida mordida para capturá-la.
Camuflagem

São capazes de se camuflar no ambiente que vivem, sendo esta característica adquirida através da mudança da coloração da pele. A camuflagem lhes servem tanto para se defender de predadores, como para caçar.
Reprodução
Sua reprodução ocorre o ano todo, sendo sempre produzido dois ovos por ninhada.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário