Total de visitantes

23 julho, 2018

Nota de 5 Coroas da Groelândia (versão de Renactus Zoo)



Fiz uma versão da antiga cédula de 5 kroner da Groelândia, de 1911. Destaque para o urso polar (Ursus maritimus). A nota original era de cor verde (fundo com tom dourado).
A coroa gronelandesa (gronelandês: koruuni, dinamarquesa: grønlandsk krone) era uma moeda planeada para a Gronelândia, cujos planos foram abandonados em 2009.  O mesmo nome é frequentemente usado para moeda emitida durante o tempo da Groenlândia como uma colônia dinamarquesa. O nome krone é derivado da coroa dinamarquesa, introduzido em uma reforma monetária de 1873 que substituiu a marca dinamarquesa e a qualificação.
Atualmente, a coroa dinamarquesa circula na Groenlândia. A coroa da Groenlândia não se destinava a ser uma moeda independente, mas uma versão da coroa dinamarquesa. Consequentemente, não se pretendia ter seu próprio código de moeda ISO 4217, mas usar o mesmo código ISO 4217 da coroa dinamarquesa, que é DKK. Mesmo se a moeda fosse adotada, a coroa dinamarquesa (regular) continuaria a circular separadamente.

A Groenlândia, Groelândia ou Gronelândia (em gronelandês Kalaallit Nunaat, "nossa terra"; em dinamarquês: Grønland, "terra verde") é uma região autónoma do Reino da Dinamarca. O seu território ocupa a ilha com o mesmo nome, considerada a maior do mundo, além de diversas ilhas vizinhas, ao largo da costa nordeste da América do Norte.
As suas costas são banhadas a norte pelo oceano Glacial Ártico, a leste pelo mar da Gronelândia, a leste e sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pelo mar do Labrador e pela baía de Baffin. A terra mais próxima é a ilha Ellesmere, a mais setentrional das ilhas do Arquipélago Ártico Canadiano, da qual está separada pelo estreito de Nares. Outros territórios próximos são: no mesmo arquipélago canadiano, a oeste, a ilha de Devon e a ilha de Baffin; a sudeste a Islândia; a leste a ilha de Jan Mayen e a nordeste o arquipélago de Esvalbarda, ambos possessões da Noruega.
O Chefe de Estado da Gronelândia é a Rainha Margarida II da Dinamarca. Um Alto Comissário representa a monarquia e o governo dinamarquês, nomeado por este último.

A Gronelândia conta com um parlamento (Inatsisartut) eleito de trinta e um membros. O Chefe de Governo (Naalakkersuisut siulittaasuat) é o Primeiro-Ministro do governo regional (Naalakkersuisut), que costuma ser o líder do partido com maioria no parlamento.

Em 1985, a Gronelândia deixou a Comunidade Europeia, embora a Dinamarca continue a integrar aquela união.

Em 25 de novembro de 2008, os eleitores gronelandeses aprovaram, em referendo, uma ampliação da autonomia da ilha frente ao governo dinamarquês.
A cultura popular dos nativos possui características bem peculiares. Gronelandeses acreditam que seus filhos nascem com uma personalidade completa e que são dotados com a sabedoria, instinto de sobrevivência, magia e inteligência de seus antepassados. Portanto, de acordo com esta perspectiva tradicional, punir as crianças por mau comportamento é um insulto aos seus antepassados.

A sociedade inuit, até hoje, dá normalmente mais valor aos meninos do que às meninas. As famílias, normalmente, são pequenas (em média dois filhos por casal) e o núcleo familiar é muito importante nas comunidades gronelandesas. Os grupos familiares consideram os recursos como propriedades comunitárias. Por exemplo, os alimentos obtidos através da caça e pesca, geralmente, são divididos igualmente entre os parentes do grupo familiar.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário